Dom BoscoInstituto Superior Dom Bosco

Dom Bosco

No quadro da Estratégia para a Formação de Formadores da Educação Profissional (2011 – 2015) e no âmbito da sua operacionalização é concebido o presente projecto de estabelecimento de curso de Formador Líder em Educação Profissional – Qualificação do Certificado “A”. 

O formador líder é o técnico que para além das actividades de um formador, lidera e coordena o grupo de formadores que está a implementar uma qualificação, que programa o calendário dos módulos, ao mesmo tempo que coordena as diversas actividades dos formadores na implementação da qualificação, coordenando os processos de verificação interna das avaliações dos formandos.

 

Objectivos do Curso

Desenvolver competências educacionais, pedagógico-metodológicas e de gestão necessárias à ocupação de Formador Líder de educação profissional, isto é, gestores, coordenadores de equipa e pedagógicos. 

 

Grupo-Alvo e Pré-requisitos

O grupo-alvo deste curso são os gestores da educação profissional, particularmente, directores de IEP’s, directores e coordenadores pedagógicos de IEP’s e directores/coordenadores de unidade de produção/oficina.

 

Perfil Ocupacional 

O Certificado A habilita o graduado a trabalhar como gestor, coordenador de equipa e pedagogo numa diversidade de actividades profissionais em instituições organizacionais educativas tais como: 

  • Escolas de Educação Profissional (Institutos Médios, Escolas Profissionais e Básicas); 
  • Centros de Formação Profissionais; 
  • Unidades de Treinamento Profissional de Empresas; 
  • Instituições públicas de tutela da educação.

 

Currículo do Certificado A