Dom BoscoInstituto Superior Dom Bosco

Dom Bosco

O Certificado “B” em Educação Profissional – Formador da Educação Profissional foi desenvolvido no contexto da elaboração da estratégia da formação de formadores por forma a permitir uma harmonização dos programas de formação de formadores para a educação profissional oferecida pelos diferentes provedores de formação. A sua implementação será o veiculo principal e central da profissionalização e  do desenvolvimento das competências educacionais e pedagógicas dos formadores da EP em Moçambique.

 

Objectivos

Esta qualificação tem como objectivo principal o desenvolvimento de competências educacionais e pedagógico-metodológicas necessárias à ocupação de formador da educação profissional. Este formador deve, de uma forma geral, ser capaz de: 

  • Demonstrar um nível de conhecimentos e compreensão que incorpora os conceitos básicos teóricos da educação profissional baseada em competências;
  • Aplicar soluções para resolver um leque determinado de problemas educacionais técnicos em situações de rotina e imprevistas num ambiente de ensino baseado em competências; e 
  • Assumir responsabilidade pelos seus próprios resultados em relação a padrões de qualidade específicos e responsabilidade limitada pela quantidade e qualidade dos resultados atingidos por outros numa instituição de educação profissional.

Esta qualificação capacita os formandos a realizar as seguintes tarefas principais de um formador da educação profissional baseada em competências:

  1. Realizar a avaliação dos formandos (planificar e organizar a avaliação de competências; avaliar competências;
  2. Desenvolver instrumentos de avaliação de competências; 
  3. Realizar a verificação interna das avaliações;
  4. Treinar e facilitar a aprendizagem (através da instrução e demonstração; em grupos baseada em projectos; no local de trabalho); 
  5. Gerir o processo de ensino-aprendizagem de um módulo;
  6. Desenvolver material didáctico;
  7. Trabalhar efectivamente num sistema de ensino baseado em Competências;
  8. Promover ambiente inclusivo, seguro e saudável na IEP.

 

Perfil do Graduado

Graduados com esta qualificação estarão habilitados a trabalhar como formadores (desde que possuam também as competências técnicas do campo profissional requeridas) em qualquer instituição de educação profissional tais como em institutos médios, escolas profissionais e básicas e centros de formação públicos ou privados.

 

Grupo Alvo

Graduados (licenciatura ou técnicos médios) em áreas técnicas (não educacionais) que não tenham qualificações como formadores da educação profissional;

Formadores em exercício nas instituições de educação profissional graduados (licenciatura ou técnicos médios) em áreas técnicas.

 

Currículo do Certificado B