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A fundamentação da criação do curso de Licenciatura em Ensino de Contabilidade encontra-se integrado nos objectivos estratégicos do Governo que  incluem a expansão do ensino técnico profissional bem como a melhoria da qualidade do ensino e do estabelecimento de um sistema sustentável, flexível e descentralizado no qual a responsabilidade é compartilhada pelos actores do sistema e por aqueles a quem serve. 

Neste contexto, o ISDB oferece o Curso de Licenciatura em Ensino de Contabilidade para a formação inicial de professores e líderes educacionais de modo a responder aos objectivos da reforma da Educação Profissional, tanto no que diz respeito à expansão e garantia da qualidade de ensino bem como no que se refere à provisão de quadros com competências desejadas no mercado.

 

OBJECTIVOS DO CURSO

O curso de Licenciatura em ensino de Contabilidade visa o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes do profissional com capacidade de raciocínio, flexibilidade, iniciativa, criatividade, pensamento crítico, capacidade de identificação e resolução de problemas, de forma plena e inovadora, permitindo ao aluno desempenhar as suas atribuições, com ética e responsabilidade social.

 

OBJECTIVO GERAL

  • Formar professores de Contabilidade na área de Docência do Ensino Técnico-Profissional.

 

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

O graduado do curso de licenciatura em ensino de contabilidade deve ser capaz de realizar com sucesso o seguinte:

  • Preparar aulas tendo em conta o perfil psico-pedagógico dos estudantes e do ambiente onde lecciona;
  • Dar aulas de contabilidade geral, contabilidade analítica e outras disciplinas de especialidade aplicando métodos pedagógicos e didáctico a educação técnico profissional;
  • Aplicar os modelos e instrumentos de gestão contabilística e financeira na definição dos problemas, sua solução e decisão;
  • Elaborar o plano de contas das empresas em função do ramo do negócio adaptado a legislação em vigor em Moçambique; 
  • Preparar e apresentar relatórios de contas das empresas de acordo com as exigências estabelecidas conjugadas com as normas internacionais de relato financeiro (NIRF);
  • Conceber, implementar e avaliar os sistemas de controlo interno; 
  • Elaborar o orçamento operacional e financeiro da empresa bem como das instituições públicas;
  • Determinar a matéria colectável (impostos) de uma forma clara e objectiva e preencher os modelos adequados conforme a legislação em vigor;
  • Conceber e executar programas de auditoria Interna e externa de acordo com as normas nacionais e internacionais de auditoria.
  • Avaliar o desempenho da empresa através da análise das demonstrações financeiras.

A Licenciatura em Ensino de Contabilidade pretende seguir a filosofia da lei no 27/2009, do ensino superior em Moçambique, com um plano curricular de 7 semestres que correspondem 180/240 ECTS.

 

GRUPO ALVO

O curso proposto destina-se a graduados do Ensino médio técnico profissional, Secundário Geral, 2o Ciclo (ESG2) ou equivalente.

 

PERFIS DO CURSO

O curso de Licenciatura em Ensino de Contabilidade é composto pelo perfil ocupacional e pelo perfil do graduado. Porém, antes da descrição dos referidos perfis, apresenta-se o campo profissional da Licenciatura em Ensino de Contabilidade.

 

PERFIL OCUPACIONAL

O curso de Licenciatura em Ensino de Contabilidade habilita o graduado a trabalhar na docência, administração e gestão das escolas técnicas, e numa diversidade de actividades profissionais em instituições/organizações tais como:

  • Escolas técnico profissionais e outras instituições/organizações de formação;
  • Empresas públicas e privadas;
  • Organizações não governamentais;
  • Bancos e seguradoras.

 

PERFIL DO GRADUADO

O graduado do curso de licenciatura em Ensino de Ciências de Administração e Gestão, na especialidade de Contabilidade é um docente de escolas técnicas profissionais capaz de leccionar, coordenar e orientar profissionais da área de ciências de administração e gestão – especialidade de Contabilidade. 

O princípio orientador constante do Quadro Curricular do ISDB estabelece que o graduado deve orientar o seu saber para a estimulação e desenvolvimento do gosto permanente pela busca do saber. Isto pressupõe que o graduado desenvolva permanentemente a capacidade de interacção dinâmica entre o saber, que reflecte a aprendizagem dos conhecimentos; o saber fazer, que se expressa num conjunto de habilidades para executar actividades e tarefas concretas; e o saber ser, que revela um conjunto de atitudes para o exercício das atribuições e tarefas. 

 

FILOSOFIA DE FORMAÇÃO

A Filosofia da formação do ISDB opta por um modelo de aprendizagem centrado no formando. Um modelo que desenvolve a capacidade de pensar por si só, e de converter-se em pessoa autónoma na sua capacidade de gerir o seu próprio conhecimento, habilidade, atitude e compromisso com a visão, missão e valores do ISDB. 

 

Currículo da Licenciatura em Ensino de Contabilidade