Dom BoscoInstituto Superior Dom Bosco

Dom Bosco

O departamento de pastoral é sinal, fruto, guardião e animador da identidade do ISDB.

A sua composição é flexível, na medida que responde criativamente as iniciativas específicas que vão surgindo no ISDB. Esta liderada pelo director do departamento auxiliado pelo Conselho de Pastoral, do qual formam parte o director pedagógico e os diferentes coordenadores de sectores de actividade (desporto, arte e cultura, liturgia e vida de fé, voluntariado, eventos, e outros que podem vir surgir)

O Departamento de pastoral auxilia ao Director Geral no cuidado do carisma em fidelidade criativa ao espírito de D. Bosco e às orientações da Sociedade Salesiana em Moçambique, entidade fundadora do Instituto.

Sob a sua responsabilidade está a elaboração, acompanhamento e avaliação contínua do Projecto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS), que exprime a mentalidade projectual e orienta as opções do ISDB. O PEPS é um processo dinâmico ao tempo que um instrumento operativo.

Este processo inclui quatro aspectos fundamentais, reciprocamente correlacionados e complementares, a que chamamos dimensões. Estas constituem o conteúdo vital e dinâmico da nossa pastoral que vão concretizar as preocupação do Departamento, a saber:

A dimensão educativa.

O departamento vela pelo ambiente educativo do ISDB, na sua integralidade: um ambiente de acolhimento, relações humanas saudáveis e enriquecedoras, uma proposta clara de valores descrita nos estatutos, segundo o estilo de D. Bosco

Vela pela formação no Sistema Preventivo e no estilo de D. Bosco do pessoal docente e não docente do Instituto.

Cuida particularmente da implementação dos seminários transversais a todos os cursos, nomeadamente, formação no Género e formação para o amor face o HIV-SIDA.

A dimensão evangelizadora.

O departamento vela para que se viva a identidade evangélica do ISDB, centro tutelado pela Sociedade Salesiana, Congregação da Igreja católica, oferecendo através de diversas iniciativas de reflexão, oração, partilha e compromisso, a possibilidade de aprofundar no sentido da própria vida, na experiência religiosa e no conhecimento de Jesus Cristo.

Como expressão do compromisso evangélico com os mais pobres, o ISDB tem anualmente um grande número de jovens bolseiros. O departamento de pastoral garante o acompanhamento destes jovens.

A dimensão associativa.

O departamento vela e promove a experiência comunitária e associativa no ISDB. Promove iniciativas que visam ao protagonismo dos próprios jovens e membros da comunidade educativa.

A animação e acompanhamento de diferentes grupos de interesse entre os jovens como são os grupos desportivos, culturais e artísticos, o acompanhamento da associação de estudantes e da associação dos antigos alunos, a promoção dos grupos leigos da Família Salesiana e dos grupos de voluntário merecem uma atenção especial por parte do departamento de pastoral.

Parte importante na programação do departamento são os eventos e as festas. O departamento vela pela sua preparação e animação. São momentos carregados de significatividade no desenvolvimento da proposta educativa de D. Bosco, por serem momentos de grande densidade humana.

A dimensão vocacional.

O departamento procura garantir a personalização do processo formativo dos membros da comunidade. Garante as condições para o encontro inter-pessoal e espaços para a reflexão e o encontro consigo mesmo, assim como o acompanhamento personalizado aos jovens que manifestam o desejo de trabalhar pela sua vocação humana e cristã.