Dom BoscoInstituto Superior Dom Bosco

Dom Bosco

Visão

O ISDB institui-se na perspectiva de um ensino técnico-profissional em Moçambique, onde a qualidade seja a sua nota dominante, provido de quadros docentes e gestores competentes e ao mesmo tempo comprometidos com os valores éticos, morais, patrióticos, de justiça social e de solidariedade, capazes de conduzirem o sector da Educação Profissional a desempenhar o seu papel no desenvolvimento socio-económico, tecnológico e cultural do país e dos seus cidadãos.

Missão

  1. O ISDB tem como missão ser um Centro de referência de qualidade na preparação e desenvolvimento das competências educativas e técnico-profissionais dos docentes e gestores da Educação Técnico-Profissional, através da sua capacidade para a criação e gestão do conhecimento e da oferta de uma Educação Integral de qualidade aos seus formandos. No desenvolvimento desta missão assume-se um estilo pedagógico inspirado no modelo educativo salesiano, o Sistema Preventivo de Dom Bosco.
  2. O Sistema Preventivo de Dom Bosco coloca o estudante no centro do acto educativo; enfatiza a personalização das relações educativas, mediante a presença dos educadores no meio dos educandos e a sua disponibilidade para estar com eles, constituindo-se assim uma família educativa, onde os educandos se sintam como se estivessem em casa.
  3. Em concordância com o Sistema Preventivo de Dom Bosco, o ISDB adopta, em particular, um estilo de proximidade e solidariedade com os pobres e com as entidades que os ajudam a conquistar o seu direito a uma vida mais digna e mais humana e procura tornar real a participação co-responsável dos diversos actores da Comunidade Educativa.

Valores

O Instituto Superior Dom Bosco, no desenvolvimento das suas actividades e na convivência entre todos os membros de Comunidade Educativa, favorece a experiência dum quadro de valores específicos:

  1. Compromisso com a missão, visão e estilo educativo próprios do ISDB;
  2. Compromisso com a história e a cultura dos moçambicanos enquanto protagonistas e construtores de seu  próprio futuro;
  3. Compromisso com uma Educação Técnico-Profissional de qualidade, como meio de crescimento pessoal e desenvolvimento económico-social sustentável;
  4. Compromisso com o desenvolvimento social, económico e industrial de Moçambique;
  5. Sensibilidade e consciencialização na questão do género;
  6. Comportamento ético e de abertura à transcendência;
  7. Cidadania responsável;
  8. Sensibilidade social, solidariedade e espírito de serviço;
  9. Respeito pelas pessoas;
  10. Cultura do trabalho e da exigência;
  11. Espírito de trabalho em equipa;
  12. Capacidade de adaptação às inovações pedagógicas, didácticas e tecnológicas;
  13. Sentido de superação, de melhoria continua e formação permanente;
  14. Capacidade de adaptação às mudanças;
  15. Colaboração com outras entidades de formação e desenvolvimento profissional e educativo;
  16. Respeito pelo meio ambiente.