A Sociedade Salesiana, sociedade titular do ISDB, chegou pela primeira vez a Moçambique no ano 1907.

Em 1896 o Bispo António Barroso, em nome do Governo Português, escreveu a D. Rua, então Superior da Congregação dos filhos de D. Bosco (Salesianos) da seguinte maneira: “O Governo português (…) deseja vivamente promover a propagação do catolicismo (…) através de missões bem organizadas que saibam aliar à educação religiosa o ensino profissional. Ele ficaria muito satisfeito se a Congregação Salesiana, que tão brilhantes serviços têm prestado na América, abrisse uma missão em Moçambique”.

O convite estava feito. Começou um tempo de negociações e preparação do pessoal salesiano até que no ano 1906 tudo ficou pronto. A proposta veio concretizar-se na Escola de Artes e Ofícios da Ilha de Moçambique.

A história foi virando, virando…. os salesianos foram expulsos do pais por questões políticas no ano 1913. Regressam depois no 1952. Passou muita coisa até que no ano 1992, com a chegada da paz em Moçambique a Sociedade Salesiana, fiel a sua vocação educativa, atenta à sociedade e em diálogo com as instituições civis, começa a desenvolver um ambicioso projecto educativo e de desenvolvimento: uma rede de centros de Formação Profissional. Neste promissor processo de crescimento nasce o ISDB.

O sonho de D. Bosco continua e em Moçambique começa a envolver a muitos. A Família Salesiana cresce e o crédito ganho pelo trabalho dos filhos de D. Bosco se materializa na única instituição do país vocacionada para formar os gestores e docentes do ensino profissional.

Os filhos de D. Bosco e o ISDB sonham uma sociedade mais justa, um desenvolvimento humano digno para todo ser que vive nesta terra; um horizonte de esperança para todo jovem que nasce. O ensino profissional é sem dúvida chave neste processo de desenvolvimento pessoal e social, e os salesianos bem o sabem. Chegaram no ano 1907 precedidos pelo sucesso educativo noutras terras e continuam a oferecer uma educação integral que articula a formação humana, religiosa e profissional de forma armónica.

Assim podemos concluir que o ISDB tem como missão ser um Centro de referência de qualidade na preparação e desenvolvimento das competências educativas e técnico-profissionais dos docentes e gestores da Educação Técnico-Profissional; oferecer uma Educação Integral de qualidade aos seus formandos.

No desenvolvimento desta missão assume-se um estilo pedagógico inspirado no modelo educativo salesiano, o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O Sistema Preventivo de Dom Bosco coloca o estudante no centro do acto educativo; enfatiza a personalização das relações educativas, mediante a presença dos educadores no meio dos educandos e a sua disponibilidade para estar com eles, constituindo-se assim uma família educativa, onde os educandos se sintam como se estivessem em casa.

Em concordância com o Sistema Preventivo de Dom Bosco, o ISDB adopta, em particular, um estilo de proximidade e solidariedade com os pobres e com as entidades que os ajudam a conquistar o seu direito a uma vida mais digna e mais humana e procura tornar real a participação co-responsável dos diversos actores da Comunidade Educativa.